Pular para o conteúdo principal

O papo dos papos dos neurônios

Para iniciar os papos do ano, eu estava escrevendo um post sobre dor e travei. Eu não consegui explicar um ponto sobre comunicação entre neurônios de uma maneira satisfatória. Eu escrevi algo como, a conversa entre os neurônios, que é o que costumo dizer quando eu quero falar dessa comunicação de maneira simples. Mas essa conversa entre os neurônios é tão interessante que eu resolvi parar de escrever sobre dor e escrever o primeiro post do ano sobre esse papo. 

Quando a gente escuta certos comentários sobre o funcionamento do nosso cérebro, às vezes fica parecendo que ele é uma caixa preta. Na verdade, o cérebro é formado por muitas células, assim como a pele, ou o fígado, por exemplo. Um dos tipos de células que compõe o cérebro são os neurônios, e a comunicação entre eles permite que os nossos comportamentos sejam executados. A maneira mais comum dos neurônios se comunicarem é liberando uma substância química chamada de neurotransmissor. Existem vários tipos de neurotransmissores, você já deve ter ouvido falar de alguns: dopamina, serotonina, entre outros. Dependendo do tipo de neurotransmissor liberado o neurônio seguinte pode ser ativado. Isso significa que o neurônio seguinte também irá liberar o seu neurotransmissor, e assim, a conversa continua. Acontece que os neurônios não estão todos alinhados como pérolas enfileiradas em um colar. A distribuição de neurônios do nosso sistema nervoso está mais para a confusão daquele seu colar de cinco camadas que embolou. Dá para imaginar a complexidade da comunicação.

Então, vamos supor que você está tentando estudar e tem uma pequena aranha te incomodando. Quando você decide pegar a aranha, você executa um movimento em direção a ela. Para que esse movimento aparentemente simples ocorra, muitos neurônios precisam liberar seus neurotransmissores. Mas, a aranha se move muito rápido, você deve persegui-la com a sua mão. Você precisa replanejar o seu movimento, inibir um movimento anteriormente planejado, que não deu certo, para executar outro. A maneira que esse movimento pode ser inibido é pela liberação de um outro tipo de neurotransmissor que vai inibir a atividade do neurônio seguinte. Então, temos neurotransmissores que podem ativar o neurônio seguinte, e temos neurotransmissores que podem inibir o neurônio seguinte. Inibir significa que o neurônio seguinte não vai exercer o seu papel, não vai liberar o seu neurotransmissor. É assim que os neurônios mudam de assunto ou o ajustam.

Saiba que eu simplifiquei MUITO o papo todo. Então, imagine como é complexo quando consideramos não só alguns neurônios, mas o sistema nervoso como um todo. No nosso cérebro cada neurônio conversa com cerca de 10 mil outros neurônios. É nesse jogo de liberar neurotransmissor, que ativa ou inibe os neurônios seguintes, que todas as nossas funções são realizadas. Ainda, eu descrevi apenas um tipo de comunicação, a química, existe também a elétrica que é menos comum, mas importantíssima. Os cientistas têm muito trabalho, e nós temos assuntos para muitos outros papos. Que bom!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O papo do beijinho pra sarar

Acho que pelo menos uma vez por semana eu digo: “Machucou, filha? Vem aqui que eu vou dar um beijinho para sarar”. Eu já disse isso tantas vezes, que a minha filha brinca que um de seus bonecos bateu a cabeça e me pede para beijá-lo. Eu tenho certeza que você também já disse algo do tipo, e se não disse, é provável que ainda vá dizer. E aí, o beijo sara? Eu diria que sim, se não sara, ao menos diminui a dor.  Quando você bate o dedo na cama, ou encosta a mão na panela muito quente, por exemplo, são ativados neurônios de dor que vão da sua pele até o sistema nervoso central. Lá esses neurônios liberam um neurotransmissor (aquela substância química que expliquei no “Papo dos papos dos neurônios”. É liberando essas substâncias que os neurônios conversam) que pode ativar um segundo neurônio, assim os neurônios seguintes continuam liberando neurotransmissores e você sente dor. Lembra que existem neurotransmissores que ativam e outros que inibem o neurônio seguinte? Pois é, e sempre t

O papo das “fake news” e um pouco de pesquisa científica sobre o tema

Preguiça de raciocinar! É o que um artigo recente sugere sobre o fato de acreditarmos nas “fake news”. Você sabe o que é isso né? Sabe, aquelas fotos acompanhadas por uma frase que sempre aparecem nas redes sociais? Ou artigos escritos por sei lá quem, longos textos que têm aparecido cada vez mais por aí... Muitas dessas informações são falsas, são as chamadas “fake news”. E com essa briga toda na política, tudo isso aumentou ainda mais e as pessoas compartilham essas notícias como se fossem verdade, sem nenhum tipo de verificação. Antes de encontrar esse artigo que citei acima, fiquei me perguntando o que leva todo mundo a acreditar em quase qualquer notícia que aparece. A primeira coisa que me passou pela cabeça foi que a pessoa que se identifica com determinado candidato tende a não acreditar nas notícias falsas que prejudiquem a imagem dele. Imaginei que seria semelhante a alguém chegar te falando que aquele seu grande amigo que é honesto e estudioso colou na prova. Com certe